quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Que Sonera...

10 tipos de distúrbios ligados ao sono

Todo corpo ama dormir, mas, infelizmente, alguns de nós sofrem de distúrbios do sono, que acabam por estragar toda esta maravilhosa experiência. sono
1. Desordem do Comportamento do Sono do Movimento de Olho Rápido (REM)

Aqueles que sofrem desse distúrbio costumam movimentar-se durante seus sonhos e estágio denominado REM. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a actividade cerebral a nível dos neurónios é similar à que se passa, nas horas em que se está acordado. É a forma mais leve de sono, e em que as pessoas acordadas durante o REM, normalmente sentem-se alertas, com maior índice de atenção, e refrescadas, ou mais dispostas e prontas para a actividade normal. Os movimentos dos olhos associados ao REM são gerados pelo NGL (ver versão inglesa) do Tálamo, e associados a ondas occipitais.

2. Terror Noturno

Ele é chamado de "terror noturno"ou "Pavor Nocturnus" e é um severo distúrbio do sono, consistindo de ataques de terror agudo emergindo do sono profundo sem sonhos. É acompanhado por violentos movimentos corporais, agitação extrema, gritos, gemidos, falta de ar, suor, confusão, e em alguns casos, fuga da cama ou do quarto, comportamento destrutivo e agressão dirigida a objetos ou contra eles mesmos ou outras pessoas. Feridas, fraturas e lesões podem ocrrer em consequência.
 
3. Bruxismo

Aqueles que sofrem desse distúrbio do sono tendem a ranger os dentes enquanto dormem. Esta condição é bastante comum e pode danificar os dentes de forma irreversível se não forem combatidos. Pode causar dor facial e extrema também pode levar à artrite aguda de certas articulações. Infelizmente, a maioria dos bruxômanos não sabem que têm uma condição que é por isso que se torna difícil tratá-los.

4. Síndrome das Pernas Inquieta

Aqueles que sofrem da Síndrome das Pernas Inquietas sentem a necessidade de movimentar as pernas inquietantemente. Apesar de que medicar um paciente que sofre desta condição é considerada uma decisão controversa, os médicos prescrevem opiáceos ou metadona, a fim de proporcionar um alívio temporário para esses pacientes.
Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também conhecida como Síndrome de Ekbom, é uma desordem neurológica associada a sensações anormais nas pernas.Cerca de 5% da população geral e 10% das pessoas acima de 65 anos têm esse problema.
insonia
5. Insônia

Uma segunda forma de insônia é a associada a alterações psiquiátricas, principalmente à ansiedade e à depressão. Geralmente, os pacientes com depressão mostram dificuldade em manter o sono; são pessoas que começam a dormir no horário adequado, sem muita demora nas primeiras horas da noite, porém, despertam muito cedo, (às quatro ou cinco horas da madrugada) e a partir de então não conseguem mais conciliar o sono. Pela manhã, levantam-se fatigados e indispostos. O mal-estar persiste durante o dia junto com a falta de motivação.
A insônia relacionada à ansiedade é muito comum e apresenta algumas características próprias. São pessoas tensas, preocupadas e com dificuldade principalmente em iniciar o sono. Geralmente elas queixam-se de que a tensão e a ansiedade persistem durante todo o dia, prejudicando as atividades do trabalho e os seus relacionamentos com os familiares.

6. Apnéia do Sono

Aqueles que sofrem desse distúrbio do sono, param de respirar em intervalos quando eles estão dormindo. Normalmente, os pacientes não estão cientes de que pararam de respirar, mesmo depois de acordar. Uma vez que é reconhecida, ela é tratada com a ajuda de um PAP ou dispositivo de pressão positiva nas vias respiratórias. Os pacientes também podem ser submetidos a tratamentos e medicamentos. É uma das doenças, dentre as listadas, mais comuns.

7. Síndrome de Kleine-Levin

Aqueles que sofrem deste distúrbio sentem a necessidade de dormir por cerca de 20 horas em uma base diária. Quando acordam, comem muito e entram em intensa e contínua atividade sexual. Ainda não há um tratamento definitivo, mas os médicos recomendam alguns estimulantes como o modafinil.

8. Sonilóquio

Os pacientes com este transtorno falam muito durante o sono. Enquanto alguns falam que eles sonham, outros começam a torrente de discursos longos e muitas vezes, o discurso não é claro. Aqueles que sofrem deste problema normalmente não são tratados à base de medicamentos. Os médicos recomendam o uso de protetores bucais, pois isso pode impedir o sono a falar.

9. Narcolepsia

Narcolepsia pode ser definida como uma sonolência excessiva durante o dia, com tendência a cochilos em situações inapropriadas, mesmo tendo o paciente dormido uma quantidade normal de horas durante a noite. Geralmente os primeiros sintomas surgem entre os 10 e 15 anos de idade e persistem por toda a vida, se não tratados. A causa é ainda desconhecida, mas estudos indicam a existência de um forte componente familiar.
Os sintomas são:
  • Sonolência excessiva
  • Cataplexia ( Amolecimento do corpo ao ter fortes emoções ) Paralisia do sono ( Acordar pela manhã e se sentir paralisado) Alucinações hipnagógicas ( Sonhar acordado )
  • Baixa concentração
  • Dificuldades na escola ou trabalho

10. "Sonambulismo sexual"

Aqueles que têm essa condição indulge em atividades sexuais enquanto dormem. Os pacientes são geralmente cientes que eles têm um problema, mas eles estão com vergonha de pedir ajuda. Este distúrbio do sono pode ser controlada sem medicação e com o mínimo esforço.(eita...hehe)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário