segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Estilo Gótico e sua make!

Góticos...
o que entendemos por gótico??

Festival gótico agita a cidade alemã de Leipzig

Mais de 20 mil pessoas são esperadas no evento.
Peças de teatro, filmes e perfomances retratam filosofia gótica
.

Normalmente associados a pessoas do mal, os góticos tem suas filosofias e seu estilo...um ar sombrio e misterioso, e pra quem acha que eles estão fora de moda...enganam-se...temos que ter inteligencia e educação suficiente pra respeitar à todos diferentemente de agredi-los tente respeitar...ninguém é mal só pelo jeito que se escolhe como vestir...como andar...o que ouvir...tudo é cultura.
Ideologias à parte, e preconceito aqui amores e amoras nesse bloguinho não há...aqui todos são muuuito bem vindos  e respeitados...e se eu enxergo a vida sob lentes cor-de-rosa, problema meu(babacas!!!), simplesmente respeito a individualidade de cada um...o importante é se sentir bem...espero que os góticos sejam pessoas felizes(de verdade), não precisa estar com um sorriso pronto pra demonstrar que se é feliz neh??
Voltando a falar sobre moda, esse estilo esta novamente em alta, depois do sucesso de eclipse e suas continuações...os vampiros estão a solta...aliás o povinho de sorte esses vampiros hen??geralmente são cultos..pq tem toda a eternidade pra estudar e viajar, são bonitos pq não envelhecem...e ricos!!!eita será que mesmo com tantos atributos é possível ser depressivos...rs. O que eu sei que os vampiros despertam um certo fascínio, e mexem com a imaginação, colocam a toda prova o sexy fatal...rs e olha que eles conseguem, no cinema tem sempre uma humana querendo se entregar para uma mordida à eternidade...

Bom para as candidatas à musas da eternidade...vamus caprichar no look??
  • pele bem preparada...
  • separe sobra dark intense
  • rímel ..muito rímel
  • lápis para delienar os olhos(lembre-se que os olhos no make gótico é essencial)preto claaaro
  • delineador preto forever..rs
  • batom...esse pode variar entre tons de vermelho...preto ou para as goticas mais comportadinhas um gloss meio nude fecha o "visu"
  • blush nesse stilo é meio que proibido
nos olhos nada de esfumaçar o preto é chapado mesmo...e pode-se puxar um gatinho das trevas..rs o rabinho é bem mais grosso e longo no traço...adorei essa!!kk
já para as meninas que gostam do estilo de pretão nos olhos, deixando eles beeem marcados, mas que são menos ousadas...vai minha dica tambem...
Acho digno acrescentar o detalhe das unhas black...
use a sombra preta...o lápis e o delineador...rímel e se quiser pode até colocar um cilio'zinho'' postiço...eu adoro isso!!enfim porem já nessa pedida entra com uma sombra mais clara na base da sobrancelha dando um leve toque de esfumaço...na boca o tal conhecido batom cor-de-boca. Nessa releitura do make gótico os olhos ainda ganham um teor dramático que é quase tranferido para o sexy...
ah uma dica na boca poderá estar passando pó facial para tirar um pouco a definição dos lábio e estar acrescentando o gloss ou batom em cores neutras...
Fica menos carregado...e totalmente usável em ocasiões preferencialmente norturnas neh...rs!! mais em qualquer baladinha caíria mega bem...






E como não podia faltar...laáa vem senta  que vem história...uhu

O estilo Gótico na história da humanidade e a arquitetura gótica...

O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.
Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
A arquitetura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.
Quando a nova estética se expande além das fronteiras francesas, a sua origem vai ser a base para a sua designação, art français, francigenum opus (trabalho francês) ou opus modernum (trabalho moderno). Mas vai ser só quando o Renascimento toma o lugar da linguagem anterior que os novos valores vão entrar em conflito com os ideais góticos e o termo actual nasce. Na Itália do século XVI , e sob a fascinação pela glória e cânones da antiguidade clássica, o termo gótico vai ser referido pela primeira vez por Giorgio Vasari, considerado o fundador da história da arte. Aos olhos deste autor e dos seus contemporâneos, a arte da Idade Média, especialmente no campo da arquitectura, é o oposto da perfeição, é o obscuro e o negativo, relacionando-a neste ponto com os Godos, povo que semeou a destruição na Roma antiga em 410. Vasari cria assim o termo gótico com fortes conotações pejorativas, designando um estilo somente digno de bárbaros e vândalos, mas que nada tem a ver com os antigos povos germânicos (visigodos e ostrogodos).
Somente alguns séculos mais tarde, durante o romantismo nas primeiras décadas do século XIX, vai ser valorizada a filosofia estética do gótico. A arte volta-se novamente para o passado, mas agora para o período misterioso e desconhecido da Idade Média. Goethe, também fascinado pela imponência das grandes catedrais góticas na Alemanha, vai acabar por ajudar ao impulso desta redescoberta da originalidade do período gótico, exprimindo as emoções que lhe são despertas ao admirar os gigantes edifícios de pedra.
Neste momento nasce o neogótico que define e expande o gosto pela utilização de elementos decorativos góticos e que reconhece pela primeira vez as diferenças artísticas que separam o estilo românico do gótico
  • Gótico primitivo, ou Proto-gótico
Assumem-se as ideias base e dão-se os primeiros passos com a reconstrução da Abadia de Saint-Denis.
  • Gótico pleno, ou Gótico clássico
Aperfeiçoam-se as inovadoras técnicas de construção e entra-se na fase do domínio construtivo arquitectónico com o tempo das grandes catedrais.
  • Gótico tardio
A expressão artística torna-se menos ambiciosa, fruto da crise económica e da Peste negra do século XIV a par com uma religião mais terrena e mundana praticada pelas ordens mendicantes.
  • Variantes decorativas
    • Gótico lanceolado: De 1200 a 1300.
    • Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 1300 a 1400, uso de linhas radiais na traceria)
    • Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares)
    • Gótico flamejante ou flamboyant (França, século XV de 1400 a 1500). Momento definido pela exuberância da decoração escultórica nos edifícios arquitectónicos. A própria designação do momento (flamejante, que deriva de chama) traduz a essência do novo gosto por uma ornamentação fluída e ondulante que cobre toda a superície arquitectónica como uma teia. Neste momento não existem, no entanto, evoluções estruturais.


2 comentários:

  1. podem-me dar conselhos para ser gotica?

    ResponderExcluir
  2. Eu renho um estilo medieval... um pouco para o gótico! e o preconceito existe mesmo... as pessoas te olham feio, como se fosse algo ruim.

    ResponderExcluir