quarta-feira, 30 de março de 2011

Ecologiando....é respeitar a natureza...sem abrir mão do pode nos oferecer...

SUSTENTABILIDADE

A sociedade ao longo dos anos vem forçosamente sendo chamada a tomar consciência dos problemas ambientais ocasionados pelo desenvolvimento “insustentável”. Mais precisamente, o final do século XX presenciou o despertar da consciência da sociedade em relação à degradação do meio ambiente em decorrência do processo de desenvolvimento. Foi a partir do agravamento do impacto ao meio ambiente, junto com a reflexão sistemática sobre a influência da ação humana neste processo, que se forjou um novo conceito: desenvolvimento sustentável .
A definição clássica de desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem as suas próprias necessidades . Para atingir tal objetivo, torna-se necessário garantir o sustento das gerações futuras, buscando-se resolver os problemas ocasionados pelo atual modelo de desenvolvimento insustentável, por meio de soluções criativas; para que as próximas gerações tenham uma vida melhor ou igual a nossa, é necessário então buscar novos rumos para isso ocorrer.
De acordo com Braun (2001), o ideal seria que todas as pessoas, instituições e sociedade em geral pudessem ter consciência disso atuando de forma imediata e espontânea em beneficio de uma economia estável, de uma sociedade justa e de um meio ambiente saudável. Desenvolver um produto sustentável corresponde obter equilíbrio entre os três componentes do meio ambiente: o natural/ecológico, o social e o econômico.
ser sustentável e coerente,
      Basear-se fundamentalmente em recursos renováveis, com garantias de tempo para renovação;
      Otimizar o emprego dos recursos não-renováveis, compreendidos como o ar, água, energia e território;
      Não acumular resíduos que o ecossistema não seja capaz de “re-naturalizar”, ou seja: fazer retornar às substâncias minerais originais e nas concentrações originais;
      Agir de modo com que cada indivíduo, e cada comunidade das sociedades “ricas”, permaneça nos limites de seu espaço ambiental e, que cada indivíduo e sociedades “pobres” possa efetivamente gozar do espaço ambiental ao qual potencialmente tem direito.



Respeitar a natureza...não quer dizer que tenhamos que abandonar tudo o que temos...toda nossa tecnologias...nosso conforto...nossa vida moderna...não estou falando p catarmos meia duzia de peças de roupa em puro algodão e irmos morar em barraquinhas...como ideológicamente faziam os hippes...estou convidando a todos que tiverem o interesse de estar lendo esse "post"/e ou acesso a ele....sim...é um convite!!
Um convite a repensar...será que precisamos agir como estamos agindo?? num consumismo exaserbado, um desinteresse pelo futuro?
Hum...tenho certeza que não, podemos fazer uso da natureza sem destruir...conheço uma frase...que ao meu ver se encaixa nesse contexto...
" Necessário...somente o necessário, o EXTRAORDINÁRIO é demais"....

É isso ai...além de respeitar as pessoas, a natureza, e a vida propriamente dita, ser sustentável hoje, esta na moda...se nunca pensou em fazer isso pelo mundo...faça pela vaidade!!


Eu realmente acredito na natureza e em quanto ela é perfeita, e por isso faço um S.O.S...enquanto ainda resta tempo...
Vamus lá não custa nada preservar...pelo contrario produtos reciclados são em média 30% mais baratos...tai se não faz pela natureza....nem pela vaidade...faça por economia!!

Seja qual for os motivos....pratique uma vida sustentável....


Nenhum comentário:

Postar um comentário